A CLOCKWORK ORANGE | Stanley Kubrick


A CLOCKWORK ORANGE | Stanley Kubrick
CINEMA NO SOFÁ : Ciclo “PODER”
21 Fev. (Ter.) | 22h | Entrada livre | SOU CAFÉ

A partir de um best-seller de Anthony Burgess, Kubrick retracta a violência sem objectivo dos jovens, combatida pelo autoritarismo sem limites do Estado. Alex faz parte de um grupo de adolescentes praticantes da ultraviolência, onde depois de um pouco de “leite vitaminado” iniciam ritualmente a sua caça sem destino a um qualquer vizinho da sociedade moderna e industrializada onde habitam.

Quando Alex é preso, as autoridades oferecem-lhe uma opção para escapar à longa sentença: submeter-se a um tratamento que lhe fará sentir uma insuportável aversão diante de qualquer cena ou acto de violência. Por engano, a terapia acaba incutindo-lhe também repulsa à música de Beethoven, que adorava.
Alex é então libertado, mas torna-se incapaz de reagir à brutalidade do seu ambiente social, o que faz dele uma vítima fácil e frágil.

Mais uma obra prima deste visionário, que no início da década de 70, traz-nos o período industrializado do pós-guerra onde a nova geração dos filhos dos operários se revolta para com a sociedade e o seu modo de vida, mas também do oportonismo do Poder governamental em lidar com todos estes icons.

por Gustavo Pita Soares

About these ads