AMARCORD | Federico Fellini


AMARCORD | Federico Fellini
CINEMA NO SOFÁ : Ciclo “Amor”

20 Dez. (Ter.) | 22h  Entrada livre | SOU CAFÉ

«O título Amarcord é uma referência à tradução fonética da expressão io me ricordo (recordo-me), usada na região da Emilia-Romagna, onde o director nasceu. Federico Fellini sempre negou que o filme fosse uma autobiografia, mas reconhecia que existiam parecenças com a sua própria infância em Rimini, sua Terra Natal.

Através dos olhos do personagem Titta, Fellini revê a sua vida familiar, a religião, a educação e a política dos anos 30 na época do Mussolini. Fala-nos dos sonhos de um outro mundo, sonhos alimentados pelos turistas de um hotel de luxo, por um transatlântico que por ali passa quase como que uma miragem, pelo cinema, pelo fascismo, por um padre que escuta confissões só para dar asas à sua imaginação anticonvencional, de Gradisca, a mulher da tabacaria, de Volpina, a ninfomaníaca, de um tocador de acordeão cego, da celebração da primavera, de um Tio “deficiente” que se refugia numa árvore e grita ao mundo, “Voglio una donna!”…

Repleto de personagens humanas e quentes, de um humor mediterrânico sempre tão característico de Fellini, onde mais uma vez a sua assinatura de musicalidade sonora e linguística marcam presença. Outra obra-prima da sétima arte a não perder.»

por Gustavo Pita Soares

 

Anúncios