X-Perar | ValArt / Grupo de Teatro do Oprimido – GTO-LX

X-Perar | ValArt / Grupo de Teatro do Oprimido – GTO-LX
Espectáculo de Teatro
14 Jan. ( Sáb.) |  18h30
Preço Especial 2€ com direito a participação na formação sobre sexualidade mediante inscrição

SINOPSE
“X-Perar”
Márcia é uma jovem de 16 anos em pleno crescimento enquanto mulher. Ela tem um namorado, Rafa. Eles estão apaixonados e passam muito tempo juntos. Quando Márcia está com Rafa, ela sente “coisas”. Márcia é uma rapariga que quer tornar-se uma mulher adulta e independente na tomada das suas decisões. Ela quer iniciar a sua vida sexual, mas de uma forma consciente e protegida. Porém encontra vários obstáculos no seu percurso de desenvolvimento.
Porquê que o sexo é tabu, essencialmente para as mulheres? Porquê que a mulher com desejo de ter relações sexuais é criticada pela sociedade? Porquê que uma mulher sexualmente activa é considerada vadia e o homem um garanhão?

FICHA TÉCNICA
Criação Colectiva ValArt Actores Adriano Correia, Carlos Brito, Cassandra Tavares, Gisela Santos, Jamy Will, Marilda Jué Djaló, Vanessa Garcia, Vânia Lopes, Jair Colsoul, Vilma Domingos, Cláudia Djaló, Bruno Barbosa, Lúcio Andrade Curinga Gisela Santos, Vânia Lopes e Filipa Simões Design Sardinha Produção GTO LX Agradecimentos Ana Beato (sexóloga)

VALART
Os ValArt são o Grupo de Teatro Fórum do Vale da Amoreira.
O Grupo surgiu através do Projecto DiverCidade, inserido na Iniciativa Comunitária EQUAL – Acção 3, onde o GTO LX (Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa) em parceria com entidades locais, como a Iniciativa Bairros Críticos e as Associações Locais enquanto interlocutoras da acção, implementou o Teatro Fórum no Vale da Amoreira.

Os ValArt iniciaram-se no Teatro Fórum a 15 de Maio de 2008. Quando lhes foi apresentada a técnica do Teatro Fórum todos concordaram em fazer espectáculos teatrais que falassem sobre os problemas do bairro. Assim começou o desafio: discriminação de género, fofoquices, conflito de gerações, abuso de autoridade dentro e fora da família, violência, sexualidade, foram alguns dos temas que surgiram nas sessões de teatro semanais.

A convite do Presidente da Junta de Freguesia do Vale da Amoreira os jovens apresentaram dois espectáculos nas Festas Multiculturais da Freguesia no final de Junho de 2008. A adesão da população foi boa e ao verem contestados os seus argumentos de forma espontânea, em palco, por parte dos espectadores, os jovens entenderam que podiam desencadear discussões importantes para mudar mentalidades no bairro.

Neste momento o Grupo funciona com oito elementos. Depois do seu primeiro espectáculo Deixa-me Escolher, os ValArt apresentam o espectáculo “X-Perar”, sobre igualdade de género, decisões e escolhas sobre a descoberta do sexo na adolescência.

INSCRIÇÕES ABERTAS para
Workshop Formação de Sexualidade
14 Jan. 15h às 18h
Mais info (…) 

Anúncios