MALTÊS

MALTÊS
Concerto Folk Acústico
13 de Julho (6F) | 22h | 3€

Uma sonoridade acústica que transporta ao universo do folk ou/e do indie rock é projectada das colunas quando se ouve a banda de João Neto (oioai), Ricardo Frutuoso (ex-Toranja, Rádio Macau), Jonny Dinamite (Murdering Tripping Blues) e Tiago Chefe. Maltês, que renasceu em 2011, apresenta nos versos simples e concisos das letras cantadas em português a verdade sobre o reino animal.
Se o conceito pode parecer, numa primeira aproximação, demasiado simplista e cru, quando dissecado percebe-se que não o é. Por entre a caracterização das diferentes espécies abordadas cantam-se metáforas de grande significado, exemplo disso é o refrão das “Formigas”: “As outras raças são todas inimigas, vistos lá de cima também somos formigas”… Todavia nem só de “palavras de ordem” vive este primeiro projecto, que põe um auditório de desconhecidos a acompanhar um berimbau enquanto cantam “Pim… guim…”, que arranca gargalhadas dos espectadores quando ouvem “tubarão foste mau… não tens canção” ou que consegue manter um público maioritariamente inglês a ouvir músicas cantadas em português.
E se as letras são importantes para o conceito que Maltês imprime neste primeiro projecto, a sonoridade tem um papel de igual relevo. É na democratização dos sons que se revelam os mais inesperados instrumentos a serem utilizados das mais estranhas maneiras… O solo da guitarra portuguesa, a harmónica típica dos blues americanos, o som metálico da guitarra dobro, ou o cantar do berimbau, entre outros, juntam-se às duas guitarras, bateria e contrabaixo.

Cão Neto | Voz, Guitarra e Harmónica
Ricardo Frutuoso
| Voz, Guitarra
Tiago/Chef Nicolau
| Contrabaixo
Dinamite
| Bateria

www.facebook.com/maltesbanda
http://maltes.bandcamp.com/

About these ads