Territórios, Desenvolvimento, Arte e Financiamento

Territórios, Desenvolvimento, Arte e Financiamento

A narrativa em formato workshop, desenrola-se em torno da importância das artes no desenvolvimento das cidades e na intervenção comunitária. Baseando-se me casos práticos,  o itinerário de “Territórios, Desenvolvimento, Artes e Financiamento”, irá percorrer  tipologias de metodologias sustentáveis com um olhar em distintos recursos e mecanismos de financiamento.

António Guterres
Lisboa (1978). Coordenou o centro de experimentação artística do Vale da Amoreira. Dirigiu a operação Vale da Amoreira da Iniciativa Bairros Críticos. Consultor em política de cidades e territorial. Program Manager na Stress FM. Mestrando em Estudos Urbanos (ISCTE/FCSH). Estudou serviço social, coordena vários projectos em bairros sociais da grande Lisboa. Integra a Freestylaz, associação que congrega membros de vários bairros e tenta unificá-los através do associativismo juvenil, música e video. Coordenou projectos do programa Escolhas. Foi consultor para o emprendedorismo jovem na Alta de Lisboa para o programa k cidade/aga khan. Colabora esporadicamente com universidade.
Sérgio Oliveira

Lisboa (1975). Licenciado e mestrando em Psicologia da Educação e da Orientação Vocacional, tendo frequentado pós-graduação em Gestão da Diversidade e Comunidades de Pratica.
Desde 1996 que integra movimentos associativos através da participação nos seus órgãos ou em colaboração em projectos específicos. Entre 1997 e 2011 colabora em projectos de desenvolvimento comunitário implementados em territórios da Área Metropolitana de Lisboa, nos concelhos de Sintra, Amadora, Cascais, Oeiras, Lisboa e Moita. Enquanto Técnico e Coordenador de Bairro, integrou a primeira fase do Programa Escolhas;  enquanto Chefe de Projecto, liderou a Iniciativa Operações de Qualificação e Reinserção Urbana de Bairros Críticos no território do Vale da Amoreira.Foi também responsável pela área de Inovação Social e Formação da CultIdeias. Presta pontualmente assessoria técnica na estruturação de projectos de desenvolvimento comunitário.
Anúncios