Workshop Voz e Movimento

Workshop Voz e Movimento
Com Margarida Mestre
23 e 24 Março | 10h às 16h30 | 40€

Sinopse
Proponho neste workshop uma experiência de descoberta e exploração de possibilidades vocais, transformadas em simples e saboreadas matérias sonoras, ou aplicadas a situações com potencial coreográfico, tendo o corpo como local de ressonância da voz e suporte visual da acção.

Conteúdos
Tema central: Encontrar a voz possível dos corpos, o corpo possível das vozes.
Através de propostas de experimentação e de exercícios de improvisação seguimos o percurso de:

  • Desvendar sonoridades do corpo: descobrir, libertar, instalar universos visuais, rítmicos e sonoros dos corpos, num espaço;
  • Percorrer o sentido do som e das palavras: descobrir e experienciar a voz em multiplas possibilidades como a polifonia, harmonias, melodias; e abrir as possibilidades da lógica / sentido, através da experiência do texto;
  • Encontrar o caminho do sentido: Com as matérias encontradas, desenvolver estratégias de coexistência destas duas linguagens.

Proponho: fazer, olhar, pensar, optar, desenvolver, construir, habitar e saborear.

Biografia
Margarida Mestre, com formação em pedagogia, sonoplastia e dança pelo Fórum-dança (técnica e composição), tem desenvolvido em Lisboa e noutras cidades do país diversos ateliers dentro da área do corpo e da voz resultante da sua investigação e prática como performer e inventora de “Objectos Poéticos”.
Tem feito também um trabalho de orientação do trabalho de voz com o “Coral Bestial” em Viseu, com o grupo de cantares do Espinheiro em Alcanena e no último trabalho com a comunidade em Vila do Conde onde co-criou o espectáculo “Oxalá” para o Festival Circular.
Estudou voz com Shelley Hirsch e Lynn Book (ambas em N.Y.), David Moss, Japp Blonk, Miriam di Palma, Valérie Marestin, Amélia Cunni, Nona Hendrix, Chris Mann, Michiko Hirayama e Phill Minton. Em 2008 participou no Workshop “The creative voice” orientado por Kaya Anderson, Susanne Weins, Albino Bignamini e David Goldsworthy, no Roy Hart International School, Malerargues, França, bem como com Jonathan Hart Makwaia e Rosemary Quinn, no mesmo sítio, em 2010.
Desenvolve um trabalho de pesquisa e experimentação em redor do cruzamento das linguagens do texto, corpo e voz. Tem o mestrado em Artes Performativas da E.S.T.C. de Lisboa.

Anúncios