MARCOS POÉTICOS

MP_capa

MARCOS POÉTICOS
Eventáculo – Teatro e Comunidade
7 e 14 Abril (Dom) às 12h | 3€

«A memória é seletiva e por isso temos que guardar muito bem o que é mais importante para não nos esquecermos. As memórias das minhas alegrias começaram com este livro e terminaram no dia em que vi neve pela primeira vez. O fim é sempre a primeira vez.»

“MARCOS POÉTICOS” é um exercício performativo apoiado em processos de criação e dramaturgia coletiva. Fruto de um trabalho de pesquisa teórico-prático desenvolvido no Laboratório de Teatro e Comunidade I. A partir da escuta da diversidade e pluralidade de experiências e competências artístico-teatrais e pedagógicas do grupo e tecendo uma instância ética, estética e poética abordámos os perfis de saída do mestrado: o artista-criador, o encenador de projetos e o artista pedagogo.

Nesta tragédia da contemporaneidade a arte teatral é um rito dessacralizado que une. O teatro não é apenas prazer. É também dever. É um divertimento empenhado. Não se ocupa apenas da formação pessoal mas também daquela social. Conjuga o imaginá-rio e a realidade. Mente e corpo. Público e privado. Une a discipli-na ao jogo. Faz dialogar o antigo com o novo.
Se a informação matou a narração, hoje reemerge a figura do nar-rador, o portador de histórias, como um veículo natural dos movi-mentos perpétuos da vida. Donde vêm as memórias? Donde vem isso tudo? Donde mesmo? O que é nosso? O que é do outro? O que radica no individual? O que nasce apenas quando estamos em comunidade?

Laranjas, bolo de bolacha, broncodilatadores, sangue, redações, rádios de cartuxo, sapatinhos de menina, máquinas fotográficas do tempo da guerra de 40, melodias, silêncios, desejos, medos, deslumbramentos, alegrias…Pela luz e na sombra, do pessoal para o universal, entre o público e privado, mapeando o vasto território dos universos simbólicos, num mar da escuta, em escadinhas de encontros e marcos (quase) poéticos, fomos construindo este lugar que hoje vos devolvemos.

Exercício de Laboratório I
Alunos do 1º ano do Mestrado Teatro e Comunidade
Escola Superior de Teatro e Cinema
MESTRANDOS | Criadores e Intérpretes
Ana Almeida
Ana Sofia Santos
José Luís Costa
Marco Ferreira
Rafael Moraes
Ricardo Rodrigues
Sílvia Ferreira
Sylvie Rocha

DIREÇÃO
Rita Wengorovius

APOIO AO SOM
José Pedro Caiado

AGRADECIMENTOS
Avó Alice
Tio Celestino e Tia Lucinda
Arlette Rocha
Centro de Dia de São Miguel
Ramon Aguiar
GABINETE DE PRODUÇÃO
Pedro Azevedo
Conceição Alves Costa
Rute Reis

Entrada – 3€
Reservas para info@sou.pt

EVENTO Facebook

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios