AULAS DE TEATRO PARTICIPATIVO 2013/2014

marco_ferreira
TEATRO PARTICIPATIVO
Sex. – 19h30 às 21h30
com Marco Ferreira

Aula a realizar mediante número mínimo de inscrições para info@sou.pt
Mais informações sobre preços e inscrições aqui

PÚBLICO ALVO
Dirigido a todas as pessoas especialistas nas suas próprias vidas, que tenham vontade de usar o teatro* como meio de criação, transformação e diálogo.

*Não é exigido qualquer tipo de experiência em teatro, apenas vontade de existir e de se surpreender.

OBJETIVO
Dar aos/às participantes a oportunidade de experimentar o teatro de uma forma diferente: não como algo estranho, fora das suas vidas, misterioso e inacessível, mas como uma linguagem natural, divertida e transformadora. Agir no teatro para nos tornarmos os verdadeiros protagonistas das nossas próprias vidas.
Neste curso serão utilizadas várias ferramentas e metodologias participativas, baseadas em exercícios e jogos teatrais, que potenciam nos/as participantes a exploração de meios alternativos, que lhes permitam analisar o passado no contexto do presente, para que se possa inventar o futuro.

Um processo altamente colaborativo, de descoberta, de consciência social, onde se exploram em conjunto diferentes decisões e ações. Clarificando os desejos dos/as seus participantes, combinando e criando novas abordagens à sua exploração, permitindo num contexto seguro e descontraído, uma reflexão conjunta sobre as potencialidade de consciência e transformação social.

O teatro participativo é uma metodologia para atores e não atores que engloba técnicas como o Teatro Fórum, Teatro Imagem, Arco-íris do Desejo (Teatro do Oprimido), Pretext Drama, Playback Theatre, Devising Theatre, entre outras. Um método de analise, baseado em princípios éticos, capaz de intervir e provocar uma mudança social. Uma oportunidade para explorar a linguagem do teatro como alternativa a temas difíceis de falar, utilizando um sistema de comunicação aberto, baseado em dinâmicas onde se potencia o jogo numa abordagem divertida e descontraída, como forma de ativação e consciência sobre o indivíduo e a sociedade.

E tu, o que te impede de voar?

MARCO FERREIRA
Formou-se na Escola de Formação Teatral do Centro Cultural de Évora (1996-98). Em 1998 é selecionado para a International School of Theatre Anthropology dirigida por Eugénio Barba e Odin Theatre. Como ator destaca o seu percurso pelo Teatro das Beiras entre 1995 e 2000. Desde de 2001 que faz parte do coletivo Baal17 em Serpa onde é ator, encenador e programador
do Festival Noites na Nora. Formador em Drama e Teatro Participativo, é também responsável pelo programa de Teatro Educação e Comunidade que desenvolve na Companhia de Teatro – Baal17. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Universidade de Seinajoki na Finlândia em Participatory Drama in Education.
Tem desenvolvido um percurso internacional bastante nutrido na utilização do teatro como ferramenta de intervenção e transformação social. Colabora regularmente com o Encontro Internacional de Teatro Comunitário de Madrid, MTÜ Foorumteater em Tallinn na Estónia e La Nave Va Teater de Girona, Barcelona. É mestrando em Teatro Comunidade na ESTC de Lisboa.

Anúncios