Atelier de Colagens com Burry Buermans

collage_1

Colagens
Com Burry Buermans
8 Mar. 15h às 19h
20€. Descontos Alunos SOU

Informações e inscrições
www.sou.pt | info@sou.pt
http://www.burry.be/index.php?l=pt

Nostalgia, autenticidade e contraste entre conteúdo e forma são importantes na obra artística de Burry Buermans. O artista é fascinado por livros antigos e revistas, cujos desenhos originais e imagens o inspiram. Buermans coleciona-os e com eles cria colagens, nas quais só usa imagens originais recortadas. Em cada trabalho usa um só tipo de imagens, por exemplo, apenas borboletas de cores e formas diferentes. Buermans gosta de jogar com contrastes e temas opostos: borboletas na forma de um crânio ou imagens de sado masoquismo na forma de desenho animado, como o Rato Mickey. O artista escolhe deliberadamente formas reconhecíveis que imediatamente evocam emoções e pensamentos no espectador. O olho do observador é primeiro levado para a forma da colagem e, em seguida, para o conteúdo, feito de imagens detalhadas que estão, muitas vezes, em claro contraste com essa forma. Esta oposição pode ainda conter uma mensagem subjacente de cariz ético, que interroga. Buermans utiliza muito o detalhe nas suas obras, que funciona como um convite ao espectador tomar tempo para as observar e com isso descobrir os detalhes e as histórias escondidas em cada criação. A quantidade de combinações possíveis entre forma e conteúdo é infinita e é isso que atrai o artista. Para além disso, ao usar desenhos, fotos e imagens antigas, estes são reciclados de forma artística sendo a sua função e valor renovados.

TÉCNICA
As colagens são feitas com imagens originais de livros, revistas e jornais datadas de 1874 até ao presente. Todas as imagens são cortadas à mão, sendo depois agrupadas com detalhe. Para cortar o papel o artista utiliza várias facas e tesouras de precisão, de acordo com o tipo de papel e a sua eventual forma. As imagens recortadas são coladas e agrupadas, numa determinada forma escolhida. O tipo de cola depende da qualidade do papel. Por último, os contornos e os detalhes são finalizados. As primeiras obras de Buermans foram colagens em fundo de papel ou de madeira emolduradas. Hoje em dia o artista coloca a colagem, sem fundo, entre dois pedaços de acrílico. Desta forma, também a parte de trás da obra, o puzzle que constitui o trabalho, é visível.

BIOGRAFIA
Burry Buermans, é um jovem artista belga (°1982) a viver em Portugal. Quando criança, tinha um olhar curioso para a arte e o sonho inocente de se tornar um dia ele próprio artista. Buermans não estudou arte, estudou educação, mas sempre experimentou diferentes formas artísticas. Percorreu um longo caminho à procura do seu próprio meio de expressão e estilo artístico, até que acidentalmente encontrou as colagens. O seu lema de vida é ‘perseguir seus sonhos, onde quer que eles o levem’, e assim recuperou velhos carros Trabant, começou uma companhia de teatro, produziu e decorou as suas próprias festas e … andou pelo mundo à boleia. Durante uma de suas viagens pela América Latina, no Panamá, foi alvejado por assaltantes. Este evento marcante reforçou ainda mais a sua paixão pela vida. De volta à Bélgica, trabalhou como professor e coordenou um serviço de apoio à juventude. No verão de 2012, mudou-se para Portugal para se concentrar no seu trabalho como artista, fazer colagens, e cumprir o seu sonho.

Anúncios