Workshop de Música Indiana

web_workshop de música indiana

WORKSHOP DE MÚSICA CARNÁTICA – “Karneshu atati iti karnataha”
com Mili Vizcaíno
24 Fev. Sáb. 14h às 18h
30€ | Inscrições: info@sou.pt

PRÓXIMO
Workshop de Jazz – 17 Mar. Sáb. 14h às 18h

A expressão “música carnática” vem das palavras “Karneshu atati iti karnataha”, que em sânscrito significam “Qualquer música que agrada os teus ouvidos”. A “música carnática” pertence ao âmbito da música clássica do Sul da Índia e tem uma tradição oral milenar ligada às ciências, à dança, ao teatro, à religião, à filosofia…portanto é uma manifestação artística duma riqueza incomensurável. Musicalmente tem uma enorme diversidade tanto rítmica quanto melódica e é um complemento de grande utilidade para os músicos de qualquer cultura, pois é de grande ajuda em aspectos como a concepção do tempo, a afinação, o treino auditivo, a criatividade e a espiritualidade.
Este workshop pretende ser uma introdução à “música carnática” e divide-se em duas partes: uma dedicada às “ragas” (aspecto melódico) e outra dedicada às “talas” (aspecto rítmico). A abordagem em parte é teórica, mas centra-se fundamentalmente na práctica.

O estudo das “ragas” é realizado através de exercícios musicais que pertencem ao treino tradicional, estabelecido sobretudo a partir do século XV por “Purandara Dasa”. Estes exercícios são cantados no início na bela “raga Maya Malava Gowla” ao tempo que o ritmo é marcado com as mãos na tala chamada “Adi Talam”.
O estudo das “talas” é realizado através do “konnakol” com a vocalização indiana das figuras rítmicas e a exposição da tala com movimentos específicos das mãos.

///

MILI VIZCAÍNO
Cantora, compositora e professora de música na especialidade de canto.
Site Oficial

Anúncios