Festival AoGOSTO

Convite ao aceitar!
Para onde se virar, vai mamar cultura, vai ser obrigado!
Quem não chora não mama!

Festival AoGosto porque é “ao gosto do freguês”. AoGosto é composto por artistas convidados de diferentes áreas: teatro, dança, performance, vídeo, música, instalação, fotografia, cinema e artes plásticas. São artistas que actuam em palcos mais institucionais, outros apresentam-se em espaços mais alternativos, tanto em Portugal como no estrangeiro. Juntam-se no mês de Agosto para criar “uma sopa de pedra na festividade” e provar que a arte não vai de férias. O gosto não se discute e o desafio é dar ao “movimento” a importância de ser a fonte do Festival e abrir as portas de diferentes correntes artísticas. Convidar todos a espreitar, entrar, ficar, voltar e circular.

O SOU produziu a edição zero do Festival AoGosto, de 9 a 14 de Agosto de 2010, no Espaço SOU. Agora em 2013, de 5 a 10 Agosto, AoGosto irá criar um intercâmbio com a comunidade artística e a comunidade local. Será criada uma teia cultural que irá unir diferentes géneros artísticos. O SOU deixa a sua cave e estende os braços, iniciando com o Festival o seu novo percurso SOU do Bairro.

O Festival AoGosto pretende ser um evento de promoção das artes performativas onde os artistas convidados podem também usufruir de uma plataforma que possibilita a apresentação de trabalhos mais intimistas e/ou experimentais que durante o ano nem sempre têm oportunidade de desenvolver e que podem encontrar, neste contexto, um importante alicerce para futuros projectos artísticos.

Como objectivos artísticos e profissionais prioritários foram definidos:
– Disponibilizar programação de qualidade, eclética, gratuita e internacional.
– Promover o diálogo e o cruzamento de diversas correntes artísticas através de actividades culturais num mês em que a oferta artística na cidade é escassa.
– Estimular o contacto da população com os ambientes criativos.
– Promover a descentralização de espaços de experimentação e manifestações culturais.
– Dinamizar espaços de proximidade de dimensão cultural e participação cívica.
– Apoiar os artistas portugueses emergentes dando possibilidade de divulgar as suas obras.
– Fomentar o voluntariado e o apoio a estágios curriculares e profissionais através de parcerias com entidades académicas e associativas pela prática de experiências neste contexto profissional.
– Captar o interesse de programadores portugueses e estrangeiros e promover o contacto entre artistas de diferentes linguagens e estéticas.

Em suma, o Festival AoGosto pretende chegar mais próximo do público menos habituado a frequentar as redes culturais mais institucionais, criando pontes entre as diferentes entidades de forma a promover a circulação e contaminação de novos públicos com novas correntes performativas.

Ver mais em Festival AoGosto 

Anúncios